Skip to content
Anúncios

Agressão ao córrego Sussuapara, afluente do rio Piracanjuba

Fonte: SOS Rio Piracanjuba.

O Córrego Sussuapara é a menina dos olhos da cidade de Bela Vista de Goiás, porque passa dentro da cidade e ainda deixa aos Belavistenses um lindo lago bem no centro da cidade. O Sussuapara, cujo nome já foi o da própria cidade, antes volumoso, piscoso, agora é um sobrevivente.

Sobrevivente do desejo de desenvolvimento da cidade, do desejo das pessoas em transformar suas margens em locais de moradia, comprometendo o equilíbrio que a natureza levou milhares e milhares de anos para conseguir.

É o caso do mais novo loteamento de Bela Vista, o Residencial Paineiras, que no dia 28 de abril de 2016 foi denunciado ao Ministério Público por ter obtido licença sem a obrigação de rede de água e de esgoto. No lugar de receber água tratada pela companhia especializada, abrirá poços artesianos profundos, e no lugar de coletar o esgoto por meio de uma rede de esgoto para ser tratado, os moradores vão usar fossa séptica.

Tudo isso foi denunciado, o Ministério Público embargou a obra por um ano mas o empreendedor venceu a batalha e provou que poços artesianos e fossas sépticas estão dentro da lei.

À época a alegação da denúncia ao MP era de que os poços iriam retirar do subsolo uma quantidade muito grande de água comprometendo a sobrevivência da nascente Melancial, que fica ao lado do loteamento, e que as fossas poderiam poluir o lençol freático, bem como a própria nascente, e assim por diante chegar ao lago no centro da cidade. Nada disso foi levado em consideração e os motores estão roncando no loteamento e barracas de corretores por toda a cidade anunciam a venda dos lotes. E ainda usam a pobre área verde da Nascente como uma vantagem do empreendimento: “ao lado de uma bela área verde”.

Mas o SOS Rio Piracanjuba esteve no residencial Paineiras, da Localiza Imóveis, cujo presidente fundador é Jorivê Tavares, e descobriu que está sendo praticado outro crime contra a nascente Melancial, que afetará o Córrego Sussuapara, por sua vez, contaminará o Lago de Bela Vista e, por fim, o Rio Piracanjuba: a construção de uma mega galeria de água pluvial que a certa altura foi desviada para o centro da nascente, que receberá toda a água captada das chuvas e, consequentemente todo tipo de poluição que irá escorrer pelas bocas de lobo, como lixo, resíduos de toda ordem, sedimentos, óleos e combustível jogados na rua, restos de animais, e, como não terá esgoto tratado, será bem possível que alguns moradores “espertinhos” irão fazer ligações clandestinas das suas redes de esgoto residenciais nas galerias de água pluvial. Como historicamente ocorre em bairros com essas características.

Além do lixo e da poluição de um bairro inteiro, a nascente terá que se virar com esse volume excessivo de água. Isso com certeza irá alterar todo o funcionamento daquele microambiente e o resultado será um só: secar.

Para piorar a situação, a área de regarga da Nascente Melancial será toda impermeabilizada com o avanço das moradias e a pavimentação das ruas, isso por si só é a condenação definitiva da nascente. Isso trará graves consequências para manter o nível mínimo de água para o lago Sussuapara no período da seca.

Além disso, a Localiza, com autorização da Saneago, perfurou os seus poços artesianos às margens da Nascente Melancial e do córrego Sussuapara, não respeitando nem mesmo a faixa legal de preservação da APP – Área de Preservação Permanente. Essas agressões passam despercebidas pela maioria da população que acostumou a reclamar da falta de água, mas não impede que isso aconteça. A falta de água é uma consequência direta da ação desastrada do homem na ocupação do meio ambiente.

Vejam as fotos:

Nota do blog:
Esse é só mais um exemplo da farra dos loteamentos que tem causado impactos diretos e indiretos nos cursos d’água de nossas cidades. Loteamentos que não respeitam os limites mínimos para construção e fingem  que mitigam os impactos que esse tipo de empreendimento causa. E o poder público e a população se omitem. Quem sofrerá as consequencias no futuro serão nós mesmos.

Peço que curtam a página do SOS Rio Piracanjuba pois, é um trabalho feito com muito esforço e dedicação cujo objetivo é salvar o que ainda resta dos nossos mananciais, no caso o rio Piracanjuba e afluentes, e tentar recuperar aquilo que já foi destruído.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: