Skip to content
Anúncios

Você conhece a cagaita?

Apesar de morar em um estado cujo bioma é predominantemente o Cerrado, eu só fui vir a comer cagaita pela primeira vez há uns 4 anos atrás. É uma fruta deliciosa, cujo suco também é muito bom. A fruta é doce, de casca fina e com um conteúdo suculento em seu interior. Picolés e sorvetes da fruta também fazem um sucesso enorme. Não costumo ver muitos pés da fruta, e como toda árvore do Cerrado, ela parece que não gosta de muitos mimos, é uma árvore bruta, ela tem seu tempo de crescimento e me pareceu ser bem demorado. Como não quero reiventar a roda, abaixo coloco uma descrição sobre a cagaitera, muito boa, retirada do blog da ONG Cerrado Nativo:

Eugenia dysenterica DC.

A cagaita ou cagaiteira (Eugenia dysenterica DC) é um fruta parente da jabuticaba, da goiaba, dentre outras. Típica do cerrado, pode ser encontrada em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

A cagaitera pode ser utilizada com fins medicinais devido ao seu efeito laxativo, conforme o nome da planta sugere. O curioso é que a fruta é laxante, mas suas folhas são empregadas contra a diarréia. A frutinha pode ser comida, in natura ou pode ser transformada em geléias, compotas, suco e sorvete.

O fruto da cagaita é delicioso e muito suculento. Deve-se comer cagaita com moderação! Seus efeitos terapêuticos são “um estouro”!

É uma espécie típica do Bioma Cerrado, ocorrendo em cerrados ralos até cerradões.

Floresce de agosto a setembro.
Frutifica de setembro a outubro.

Árvore – hemafrodita de até 10 m de altura, copa compacta e avermelhada quando com predominância de folhas jovens. Tronco com casca de cor castanho acinzentado, com fissuras longitudinais e cristas sinuosas e descontínuas, veios castanhos.

Folhas – simples, opostas, glabras (sem pêlos), de  margem lisa.

Flores – isoladas ou reunidas em pequenos fascículos, partindo nas axilas foliares.

Frutos – é uma baga de 2 a 3 cm de diâmetro, amarelo quando maduro, com 1-4 sementres, normalmente com remanescente do cálice floral seco. Relembrando que os frutos são bastante consumidos, tanto na forma natural como na forma de doces, geléias, sorvetes e sucos. Podendo ter sua polpa congelada por até um ano.

Para ler a matéria completa, clique aqui

http://cerradonativo-ong.blogspot.com/2009/11/conhece-cagaita.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: