Skip to content
Anúncios

Estão dizendo por ai que a mancha de poluição no Tietê anda diminuindo…

40 Km em 8 anos chega a ser ridículo para um rio com mais de mil Km de extensão. De qualquer forma é melhor do que 8 Km em 40 anos!! A expedição do flutuador pelo rio Tietê, mostrou que ainda falta muito para o rio melhorar. Se os corruptos deixassem de superfaturar as obras de saneamento, talvez o processo corresse mais rapidamente.

Mancha de poluição no Tietê diminui 40 km em 8 anos
Governo não contabiliza mancha total de poluição, pois acredita ser mais fácil calcular as partes que passaram a ficar limpas

Fonte: Agência Estado

A mancha de poluição no Rio Tietê regrediu aproximadamente 40 quilômetros entre 2000 e 2008, período no qual foi realizada a segunda etapa de despoluição. Na primeira etapa, que compreendeu os anos de 1992 e 1998, a redução foi maior, de 120 km.

O projeto de despoluição do Tietê terá quatro fases. A terceira já tem aporte de US$ 600 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Nós vamos dar ordem de serviço para parte do dinheiro em novembro”, disse a secretária de Energia e Saneamento, Dilma Pena.

A terceira fase do programa de despoluição prevê uma ampliação dos índices de coleta e tratamento de esgoto e também uma melhoria da qualidade nos corpos d’água da Grande São Paulo. Ao todo, 4,5 milhões de pessoas serão beneficiadas. A duração total dessa nova fase do programa é de seis anos. Hoje, no Dia do Tietê, artistas e ambientalistas farão instalações nas margens do rio para protestar contra a poluição e apontar possíveis usos das regiões próximas do curso d’água.

Área afetada
A extensão do Tietê é de 1,1 mil quilômetros. A secretaria não contabiliza qual é a mancha total de poluição, pois diz ser mais fácil contabilizar as partes que passaram a ficar limpas. A secretária não trabalha com um prazo para que o rio fique totalmente limpo, mas diz que se o despejo de esgoto puro no leito for interrompido até 2020 “será um grande avanço”. A Secretaria de Energia e Saneamento planeja recuperar no mínimo 50 metros de margem do Rio Tietê. “Em algumas áreas, esse espaço para a recuperação pode ser maior. Depende da possibilidade de desocupação”, disse Dilma Pena

Anúncios

2 Comments »

  1. Olá Ernesto, tudo bem?

    Li e gostei de seu post, ele fala sobre uma questão muito importante.

    Estou escrevendo aqui para trazer a informação de como tem sido tratado o Rio Juquery. Neste vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=vca810sNthE) é possível ver que a falta de tratamento e saneamento básico esta destruindo dia após dia a fauna e flora do rio e que se continuarmos sem ter alguém na assembléia que o defenda, em breve não teremos mais nada o que defender.

    Por isto peço que no dia 03/10 ajude-me a ser eleito para que possamos defender juntos o Rio Juquery e oferecer saneamento básico a todos que moram nestas cidades por onde o rio passa.

    Para encontrar mais informações sobre minhas propostas acesse o site: http://anesiodecampos.com.br

    Anésio de Campos
    Deputado Estadual – 43.133

    Curtir

    • Olá Anésio, obrigado por acessar o blog. Assisti ao vídeo sobre o rio Juquery, realmente o problema das garrafas pets e plásticos em geral nos rios e córregos do nosso país é gravíssimo, sou de Goiás, aqui defendo o rio Meia Ponte, e tenho fotos e mais fotos mostrando o problema. Torço para que os eleitores de São Paulo se sensibilizem com suas propostas e elejam você como um dos representantes interessados em defender o meio ambiente como um todo. Um grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: