Skip to content
Anúncios

Ribeirão Anicuns – Quando os interesses ficam acima inclusive da lei

ribeirão Anicuns

Trecho original do ribeirão, note a curva próxima a estrada

Estou fazendo um reconhecimento da região onde será implantado um grande parque linear que será chamado de Macambira-Anicuns. O financiamento para o inicio das obras já foi liberado e em Março do ano que vem já começam os trabalhos. Descobri um crime ambiental por acaso. Olhando as imagens do google maps para saber como chegar a um determinado lugar próximo ao ribeirão Anicuns em Goiânia, percebi que ao chegar ao local não havia a curva no rio como indicado no mapa. As imagens provavelmente devem ter de 1 ano e meio a dois anos de idade, ou seja, não são tão antigas, agora imagine uma obra de correção do leito de um rio apenas para atender aos interesses de um dono de loteamento que gostaria de ganhar uma área a mais no seu terreno para colocar mais e mais casas.

anicuns3

A seta azul indica a imagem da próxima foto, os trechos amarelo e vermelho mostram o novo trajeto do ribeirão

Ribeirão Anicuns

Agora nesse leito antigo a única coisa que passa é esgoto

Ribeirão Anicuns

Trecho do ribeirão com seu leito agora correndo reto

Então, um coronel da política abre um loteamento sem a menor condição, garante a aprovação deste, abre ruas, pede que a concessionária de energia instale eletricidade, mas deixa o loteamento sem água, nem esgoto. Desvia o leito do manancial, drena os pântanos, direciona o esgoto do bairro para o ribeirão e ainda atropela o orgão de fiscalização do meio ambiente da cidade. Sinceramente, onde pretendemos  chegar com atitudes como essa? Dignas do século passado. Estamos retrocedendo ao invés de avançar? Será que o ministério público esta sabendo disso? Se sabe, é mais grave ainda, porque deixou acontecer.  E o parque linear que vai ser construido as margens do ribeirão Anicuns, será somente para inglês ver ou realmente vai cumprir seu papel para conservação dos mananciais? Por que se um politico consegue passar por cima de tudo para garantir o direito dele, será que o parque vai mesmo impedir esse tipo de atitude imoral? Essa é uma região bem conservada ainda que já começa a sentir os impactos da ocupação urbana. Parece até que não pensamos, simplesmente invadimos sem culpa, como se isso fosse progresso. Provavelmente o que foi feito não será desfeito e ninguém será punido, o crime contra o meio ambiente ainda é tratado como algo banal. O problema é quando formos condenados pela própria natureza, essa não perdoa ninguém.

Descobri um crime ambiental por acaso. Olhando as imagens do google maps para saber como chegar a um determinado lugar próximo ao ribeirão Anicuns em Goiânia, percebi que ao chegar ao local não havia a curva no rio como indicado no mapa. As imagens provavelmente devem ter de 1 ano e meio a dois anos de idade, ou seja, não são tão antigas, agora imagine uma obra de correção do leito de um rio apenas para atender aos interesses de um dono de loteamento que gostaria de ganhar uma área a mais no seu terreno para colocar mais e mais casas.
Anúncios

1 Comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: