Skip to content
Anúncios

Nem tudo é o que parece ser!

Um belo dia, numa tarde de sábado, estavamos eu e um amigo tirando fotos de alguns córregos e rios de Goiânia, quando nos deparamos com a cena abaixo às margens do rio Meia Ponte:

"Vazamento" antes da intervenção da Saneago

"Vazamento" antes da intervenção da Saneago

Intrigados com a situação e com o odor nada agradável nas imediações da ponte, entramos dentro da mata para saber daonde descia aquelas águas podres. Já dentro da mata percebemos que a água parecia brotar, como uma sombria nascente de águas servidas.

"Nascente" de águas podres

"Nascente" de águas podres

Poluição que desce direto para o rio

Poluição que desce direto para o rio

Pois bem, como cidadão que sou, resolvi ligar para a Saneago e relatar sobre o problema. Duas semanas depois nada havia sido feito. Liguei para o orgão municipal do meio ambiente que é a AMMA e fiz a denúncia. Infelizmente não consegui acompanhar o andamento da situação, mas sei que de nada adiantou pois o problema continuou. Por último resolvi passar a informação para meu amigo jornalista que por fim falou com o assessor de imprensa da Saneago que prometeu que em 1 semana teria o problema resolvido. Incrivelmente em menos de 1 semana o problema parecia estar resolvido. Eu disse parecia pois o problema continua, pois não se trata de um vazamento, e sim de um ponto de lançamento de esgoto da própria Saneago para dentro do Rio. A única coisa que a empresa de saneamento do meu estado fez foi afastar o problema para longe dos olhos e dos narizes de quem passa. Além de não resolver o problema de poluição do rio, porque sei que dependeria de um interceptor para levar o esgoto a estação de tratamento mais próxima, os técnicos da Saneago trataram de causar uma tremenda bagunça dentro do local, com a derrubada de árvores e a continuidade da erosão provocada pelo esgoto que com o tempo passará a ser aumentada pela água da chuva, visto que foi aberta uma estrada para chegada no local que servirá como caminho mais fácil para as águas pluviais.

Veja como ficou:

Descaso da Saneago

Descaso da Saneago

Mais descaso às margens do rio. E olha que foi a Saneago

Mais descaso às margens do rio. E olha que foi a Saneago

Esgoto sendo lançado agora mais a frente

Esgoto sendo lançado agora mais a frente

Cano novinho!

Cano novinho!

Fiz o possível, mas infelizmente a poluição continua. Para falar a verdade fiquei numa sensação de importência imensa! É triste.

Anúncios

3 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: