Skip to content
Anúncios

Diga não a Canalização – Uma luta sem fim!

É isso que você quer para sua cidade?

É isso que você quer para sua cidade?

Ao longo da existência desse blog, tenho procurado sempre publicar informações a respeito do mal que a canalização de um córrego causa. Muito maiores são os malefícios do que os benefícios. Infelizmente foi disseminada erroneamente uma idéia de que canalizar faz bem. Canalizar contribui sobremaneira para uma diminuição da qualidade de vida da população, além de ser péssimo para fauna e flora do manancial. Abaixo posto um artigo do projeto Manuelzão que reflete bem a angustia que sentimos ao ver um córrego canalizado.

CANALIZAR CÓRREGOS?

Intriga a obcecante demanda pública por canalização de córregos, considerada erroneamente sinônimo de saneamento básico.
Em termos ambientais esta proposta é um contra-senso. Belo Horizonte optou, desde sua fundação, pelo lançamento dos esgotos domésticos e industriais diretamente nas águas das bacias do Arrudas e do Onça, e não raro do lixo, acreditando que os ribeirões continuariam com vida. A especulação imobiliária comandou a construção da cidade,tratando indevidamente o seu solo e seus cursos d’água, invadindo seus espaços. A partir desta realidade, as enchentes e até as chuvas sazonais passaram a ser mal vistas e endemoniadas. Enchentes e chuvas abundantes são fenômenos naturais cíclicos da maior importância ecológica. Ao se invadir os espaços dos cursos d’água eles são expostos às reações da natureza. A proposta de interceptar os esgotos nas duas margens e conduzí-los até uma estação de tratamento antes de lançá-los nos córregos, só agora está sendo admitida.Minas chegou ao ano 2000 com menos de 1% de esgotos tratados.

Nas áreas já ambientalmente degradadas dos córregos só há duas estratégias possíveis para o saneamento: com recomposição ambiental ou com canalização, esta com ou sem avenidas sobre córregos. É constrangedor reconhecer que a ideologia de canalizar córregos, envolvendo o mercado imobiliário e o dinheiro público, além das empreiteiras, tem apoio popular. Será que a ideologia dominante numa sociedade tem que ser sempre a ideologia das classes dominantes? A opção adotada atingirá em torno de 92 córregos na cidade, com impacto na qualidade de vida e na consciência da população de Belo Horizonte. É importante que se conheça e se divulgue o que é feito nas comunidades do Jardim Felicidade e da Vila Biquinha (Região Norte), Alto Vera Cruz (Leste), Vila Ouro Preto (Pampulha) e Madre Gertrudes (Oeste) onde se trabalham projetos de recomposição ambiental e paisagísticos para seus córregos, ao lado das Administrações Regionais, do Projeto Manuelzão (UFMG) e do Movimento de Cidadania pelas Águas. Canalizar córregos e fazer avenidas por sobre eles, além de muita falta de imaginação, é estar de mal com Deus e com a natureza. É como propor encarcerar os meninos de rua e os mendigos, em vez de eliminar as causas de sua existência. É uma primeira reação irracional diante de um problema que aflige a sociedade. A solução é ter políticas que eliminem a transformação dos córregos em esgotos e lixões difusos, implantando projetos paisagísticos nestas áreas, conservando as características naturais dos córregos necessárias à sua autodepuração.

Apolo Heringer Lisboa,
Professor de Medicina na UFMG,
Coordenador Geral do Projeto Manuelzão
Isabel Regina de Souza Pereira
Membro do Sub-comitê do Ribeirão
da Mata

Anúncios

7 Comments »

  1. Sendo que inteligentemente temos atualmente muitas soluções para não uso do petroleo, devemos procurar acabar com a exploração, pois se acontecer como nos EEUU nós vamos ficar sem nosso litoral, pois uma catastrofe no pré sal será irreversível.

    Curtir

  2. Olá achei muito interessante seu trabalho com esse blog.

    Sou aluna do ensino médio e estou realizando um projeto com o tem água, e aqui em meu município (Monte Mor, região metropolitana de Campinas) ocorreu uma canalização e o meu projeto esta focado nessa área e infelizmente a prefeitura não quer me ajudar enviando alguns artigos, documentos sobre esse processo então queria pedir a você se tiver algo a mais sobre esse assunto me envie por favor.

    Grata desde de já

    Isabella Cristina Pinto

    Curtir

    • Boa tarde Isabella. Obrigado pela visita. Esse tema da canalização é bem abrangente, existe farto material na internet descrevendo as desvantagens de se utilizar tal método. A prefeitura sempre irá dizer que o método é bom, o que não é verdade. É só olhar para algumas cidades da Europa e EUA que estão renaturalizando os rios, ou seja, retirando a canalização e fazendo o rio correr em seu leito natural. Coloque na busca do blog a palavra “canalização” e você irá achar mais assuntos sobre o tema.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: