Skip to content
Anúncios

Água – O Elixir da Vida

nenenaagua
Você já parou para pensar que um dia poderá faltar água em sua torneira? E que esse dia não está longe como você poderia imaginar? Que sempre deixamos as responsabilidades para nossos governantes e não nos importamos nem um pouco sobre esse assunto, por que na nossa casa ainda tem água? Você já parou para dar conferida sobre como está a situação dos rios e córregos de sua cidade? Se não, pelo menos sentiu odores fortes? Bem provável que sim, pois somente 20,2 % do esgoto é coletado e tratado nos municipios brasileiros, segundo dados do senso de 2000 do IBGE. A informação pode não ser muito nova, mas os investimentos nessa área não avançaram muito até os dias atuais. O simples ato de não jogar lixo na rua já contribui para não poluir mais os nosso cursos d’água, cerca de 30% da poluição de um manancial é causada pelo lixo lançado nele.

Alguns lares podem não sentir os efeitos da falta de água nas torneiras, mas existem certos agravantes que passam despercebidos pelos habitantes das cidades. A cada ano o custo para se tratar a água está aumentando, isso é causado pelo aumento da poluição  do manancial  antes mesmo de chegar no ponto de captação, dentre os fatores que contribuem para isso está a ocupação desordenada das margens do rio ou córrego, causada pelo crescimento da cidade, e que provoca desmatamento, erosão e aumento de sedimentos no rio , lançamento de esgoto sem tratamento e aumento de áreas de agricultura que utilizam fertilizantes e agrotóxicos. Um caso bem interessante aconteceu na cidade de Goiânia no ano de 2009. A água que era distribuida para as casas estava disponível, porém,  tinha um  gosto ruim. Identificou-se que o problema era causado por uma alga que se proliferou de maneira incomum e que o processo convencional de tratamento da água não eliminou a toxina que foi liberada. Foi necessária a utilização de carvão ativado para absorver essa toxina e retirar o gosto da água. Mesmo no tratamento convencional está se aumentando a quantidade de cloro que se joga na água tratada para eliminar os microorganismos que causam doenças. Isso tem um custo e se não foi repassado imediatamente é claro que no próximo reajuste ele será computado e, vamos ter que aceitar quietos mais um custo extra que poderia ser evitado se não ficassemos de braços cruzados esperando que as coisas se resolvam como que por mágica.

É a água que nos traz vida, sem ela não conseguimos sobreviver uma semana, morremos desidratados. Nosso corpo é formado quase na sua totalidade por água. Semelhante a nossa corrente sanguínea que é formada por vasos, veias e artérias, nós temos as bacias hidrográficas, formadas por riachos, córregos e rios que está toda interconectada, é um sistema. Aos poucos estamos destruindo esse sistema, ocupando um espaço que naturalmente não pertencia a nós, que são as margens dos rios, estamos desperdiçando água, contaminando os lençóis freáticos, aterrando áreas de recarga, alagados e nascentes, impermeabilizando as cidades,  diminuindo consequentemente a vazão dos rios e condenando toda e qualquer água que por ele corre.

A natureza é sábia e sempre pagamos um preço caro por tentar desafiá-la. Nós nunca a venceremos, pois fazemos parte dela, somos filhos da terra, se a agredimos, estamos agredindo a nós mesmos, agressão é crime, não fazer nada ao vermos uma agressão é ser cumplice. Não devemos ser criminosos nem cúmplices contra o maior bem que Deus nos deu que é a natureza e por consequencia a vida.

Por Ernesto Augustus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: